Thainá Guedelha Nunes

Belenense, Antropóloga, professora, pesquisadora, mestre pela UFPA e apaixonada pela Ilha do Combu. Pesquiso sobre o local desde 2010.

Thainá Guedelha Nunes

Belenense, Antropóloga, professora, pesquisadora, mestre pela UFPA e apaixonada pela Ilha do Combu. Pesquiso sobre o local desde 2010.

           Me chamo Thainá Nunes e sou quem está por trás desse importante projeto que, dentre outras coisas, tem como objetivo informar e conscientizar sobre a ilha, seu lazer e turismo, assim como ampliar a voz da população local e suas demandas. Pesquiso sobre o local desde 2010, quando era bolsista de iniciação científica, o que tem me proporcionado acompanhar o crescimento do lazer na ilha, as mudanças que vem acontecendo e conhecer bastante sobre o lugar.

          A ideia do site surgiu a partir das minhas pesquisas acadêmicas e científicas na ilha, da vontade de retribuir para a população por todos esses anos, trazer benefícios para esta, contribuir para um melhor desenvolvimento do local e chamar a atenção para a importância da mitigação dos efeitos negativos da atividade. A APA Ilha do Combu se tornou um dos principais pontos turísticos de Belém, entretanto várias questões foram observadas com relação ao tema como, por exemplo, a grande falta de informações sobre a ilha e seus atrativos, o crescimento desordenado do turismo e a fraca atuação do Conselho Gestor da APA.

         A Ilha do Combu tem um grande potencial turístico, devendo ser de forma organizada, planejada, responsável e sustentável, e que venha melhorar a qualidade de vida da população local. Que a visita à ilha seja maravilhosa tanto para os visitantes quanto para a população local, respeitando sempre, também, a natureza.

No mais, sejam bem vind@s à Ilha do Combu!

Ah, importante destacar, “sinta-se em casa, mas lembre-se que não está” 😉